← Voltar
Edição junho/julho 2019
Excelência Acadêmica
 
 
 
O LETRAMENTO SOCIAL - o sentido da leitura e da escrita
Sabe quando as nossas crianças sentem a curiosidade pelo mundo letrado? Quando de fato elas querem aprender a ler e a escrever? Podemos tentar responder....

De acordo com as nossas observações, os pequenos sentem-se motivados a adquirir esta nova aprendizagem quando se deparam, basicamente, com dois fatores: o primeiro está relacionado com o estímulo. Nosso mundo é letrado! Por todos os locais que andamos nos deparamos com diferentes tipos de textos variados. Para ir ao cinema, precisamos do ingresso. Para ir à festa, de um convite. Nos comércios, para comprar algo, utilizamos os encartes. Para saber sobre uma peça de teatro, lemos um folder ou um cartaz. Nas propagandas, lemos os outdoors. Para comprar produtos, lemos os rótulos. Enfim, o mundo letrado está sob o olhar das crianças desde bem pequenas. Fora os livros, revistas, jornais...

Então, vem a curiosidade em descobrir o significado disso tudo! Aí... entra o segundo ponto ... entender o porquê dessa leitura e dessa escrita e criar um grande sentido para tudo isso.

Notamos que, já na pré-alfabetização, muitas crianças já se arriscam nas suas escritas espontâneas e já ensaiam a "leitura" passando o dedinho pelas linhas de um texto.

Ou seja, todo o contexto letrado passou por um grande processo que foi, aos poucos, sendo interiozado. Assim, as crianças passam a desvendar esse curioso mistério das letras e, desde então, passam a se comunicar de uma forma mais elaborada - lendo e escrevendo - de maneira formalizada a partir do 1º ano.

Porém, desde a Educação Infantil, o mundo letrado é apresentado para nossos alunos. É importante, também, que os pais participem desse processo, estimulando as crianças nos momentos mais descontraídos como: brincar de fazer lista para ir ao mercado, escrever os próprios convites de aniversário, ao invés de usar smartphone, pedir para a criança ler o cardápio e os encartes do mercado. Quando estiver passando pela rua, ler as placas, os nomes das lojas e os famosos bilhetinhos, que fazem sucesso com as crianças.

Dessa forma, o letramento social torna- se infinito e faz sentido quando passa a ser uma ferramenta valiosa para a aprendizagem.
Expediente
Presidente do Diretório de Pais: Ronaldo Redenschi
Diretora Geral: Célia Saada Filomeno
Comunicação: Raquel da França Fróes
Curta e Compartilhe