|
Idiomas
|
|
HANDS ON - APRENDER FAZENDO
|
|
Várias atividades da vida cotidiana, como brincar, fazer experiências movidas pela curiosidade, ouvir música, participar de práticas culturais possuem um profundo sentido educativo, pois levam ao desenvolvimento de redes neuronais de grande resiliência que poderão ser acionadas em aprendizagens posteriores, incluindo as escolares.
A partir dessas premissas, as aulas de inglês do projeto Day by Day do Colégio Liessin procuram transformar os conteúdos escolares em atividades que proporcionem aos nossos alunos oportunidades de aprender fazendo – o conceito do “Hands on”.
Como exemplo, três atividades que utilizam conteúdos que vão muito além de um fim em si mesmos podem ser citadas, pois se constituem em práticas que auxiliam vários outros temas escolares.
1. Cores – Essa atividade envolve reconhecer, aprender, experimentar e criar. Uma atividade extremamente rica que abrange vários dos nossos sentidos sensoriais. Para ensinar as cores secundárias, as mãos dos alunos são pintadas (com tinta atóxica e à base de água) com as cores básicas e pedimos que identifiquem essas cores. Então, os alunos são orientados a esfregar suas mãos para que possam ver o que acontece: as cores se misturam e se transformam em outras cores. Uma “mágica” divertida que proporciona um momento de aprendizagem marcante.
2. Música – Utilizada com muita frequência em práticas escolares, a música serve de apoio e meio para ensino de diferentes conteúdos. Desenvolve várias habilidades que trabalham o ritmo, a emoção, a percepção auditiva, a experimentação com a própria voz e/ou com instrumentos musicais, o sentido de grupo (quando cantamos em coral), os opostos (quando trabalhamos o silêncio e som), entre outros. Uma das atividades realizadas envolve a confecção de um chocalho utilizando garrafinhas de iogurte com feijão ou arroz (trabalhando os diferentes sons que produzem). As crianças se divertem em um momento de prazer e experimentação que cria várias janelas de oportunidades para diversos conteúdos.
3. Histórias – Da mesma forma que a música, contar e ouvir histórias atravessa diversos conteúdos. Ouvir, recontar, encenar e criar são atividades riquíssimas para que os pequenos tenham oportunidades de aprendizagem. São utilizados roupas, objetos, fantoches e os alunos estimulados a vivenciar os personagens e se divertir com as histórias contadas.
O Colégio Liessin acredita que as melhores oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem são aquelas que propiciam aos alunos apreender o mundo de várias formas, por meio da percepção visual, da emoção, da música, do ritmo e do movimento. Essas são as bases do trabalho com a Educação Infantil.
|
|
|
|