← Voltar
Edição 26 - 31 maio 2016
Cultura
 
“AS MENINAS DO QUARTO 28”
Os alunos do 9º ano do Colégio Liessin visitaram a emocionante exposição “As meninas do quarto 28”, no Museu Histórico Nacional.

Nas mais terríveis condições, presas no gueto de Terezin - República Tcheca, meninas entre 11 e 14 anos foram orientadas pela professora de desenho Friedl Dicker-Brandeis ao longo de sua jornada desumana, a utilizar a arte como uma importante ferramenta terapêutica para ajudar as crianças a superar as adversidades e a lidar com os terríveis sentimentos de perda, medo e incerteza.

Considerada hoje uma das precursoras da arteterapia, Friedl Dicker-Brandeis ficou por quase dois anos em Theresienstadt e conseguiu esconder os quase cinco mil desenhos de seus alunos em suas malas antes de ser levada para Auschwitz, em 1944. Esses desenhos foram achados 10 anos depois da guerra e levados para um museu em Praga, na República Tcheca.

Das 15 mil crianças do campo de concentração, apenas 93 sobreviveram. Entre estas, 15 do Quarto 28, que viveram para contar este capítulo de nossa história.
Expediente
Presidente do Diretório de Pais: Jacques Malka Y Negri
Diretora Geral: Célia Saada Filomeno
Comunicação: Raquel da França Fróes
Curta e Compartilhe