A educação socioemocional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos, pois vai além do simples aprendizado acadêmico. Ao integrar aspectos emocionais e sociais ao currículo escolar, temos a oportunidAs férias chegaram e com ela muito tempo livre para explorar a cidade, ter momentos de lazer com a família e respirar cultura! Separamos algumas dicas do que fazer na cidade maravilhosa durante esse período, incluindo os passeios culturais feitos pelos nossos alunos ao longo de 2024. Confira:
Museu: Museu de Arte do Rio
Localizado na Praça Mauá, o MAR promove uma leitura transversal da história da cidade, seus conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem história e contemporaneidade da arte por meio de mostras de longa e curta duração.
Funciona de terça-feira a domingo das 10h30 às 17h, sendo possível permanecer no Pavilhão de Exposições até às 18h.
Passeio: Jardim Botânico
Nossos alunos da educação infantil tiveram a oportunidade de conhecer esse espaço num passeio escolar e amaram a experiência! Fundado em 1808 por D. João, então príncipe regente de Portugal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas, bem como pela beleza de suas paisagens. Sua história bicentenária se expressa em seus monumentos, construções e obras de arte. É um verdadeiro oásis de natureza e arte no coração do Rio de Janeiro. Lá é possível estar mais próximo à natureza enquanto curte momentos preciosos com a família.
Funciona todos os dias as 8h às 17h.
Cinema: As Polacas
Com direção de João Jardim e produção de Iafa Britz, o filme conta a história de mulheres judias que, fugindo da fome e da guerra na Polônia, acabaram virando reféns de uma rede de prostituição no Rio de Janeiro. Elas se unem para lutar por liberdade e manter suas crenças e tradições. O elenco conta com Valentina Herszage, Dora Freind, Caco Ciocler e o nosso querido aluno Rafael Fuchs.
Viagem: Vale do Paraíba
Nossos alunos do 8º ano estiveram no Vale do Paraíba, cuja história está intimamente ligada ao ciclo econômico do café no Brasil. Lá é possível visitar o Quilombo São José da Serra, a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, os Museus do Cazuza, a Casa da Hera e a Vila de Vassouras. Nesses passeios, os visitantes conhecem um pouco sobre os impactos ambientais da monocultura do café e a importância do Rio Paraíba no abastecimento de água da região metropolitana. É uma viagem extremamente enriquecedora!
Viagem: Petrópolis
Nosso 4º ano foi para Petrópolis, uma oportunidade especial de aprendizado fora da sala de aula, e indicamos essa experiência para toda a comunidade Liessin! Lá é possível explorar a história e a cultura da cidade imperial, que desempenhou um papel importante na formação do nosso Brasil. O Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont e Museu de Cera são alguns dos pontos turísticos que vale a pena visitar.
Boas férias!