A educação socioemocional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos, pois vai além do simples aprendizado acadêmico. Ao integrar aspectos emocionais e sociais ao currículo escolar, temos a oportunidade de formar indivíduos mais conscientes de si mesmos e de suas relações com os outros.
No Liessin, a partir do 6º ano, implementamos espaços de reflexão quinzenal com as Psicólogas do segmento, que têm como objetivo cultivar habilidades como autoconhecimento, empatia, comunicação e resolução de conflitos, além de debater temas pertinentes a cada faixa etária. Discutir assuntos como segurança digital, respeito às diferenças e enfrentamento ao preconceito não apenas prepara os alunos para os desafios cotidianos, mas também os prepara para atuar de maneira positiva e responsável na sociedade.
Nosso maior compromisso é oferecer uma formação completa, preparando nossos alunos para serem não só bons estudantes, mas também cidadãos conscientes e responsáveis, que possam contribuir positivamente para a sociedade.
- Equipe de psicologia do Fundamental II
Para dar conta desses objetivos, neste trimestre, os alunos do 5º ano estão construindo o “Caderno do Eu”, material produzido pela equipe de socioemocional da escola, que trabalha o autoconhecimento a partir da história de cada aluno. Abordando a etapa do “Eu passado”, eles tiveram a oportunidade de ilustrar contos que escreveram sobre si mesmos e compartilhar reflexões com os colegas. Além disso, a atividade explora a compreensão do momento atual de cada um e as expectativas para o futuro.
Já o 6º ano vem conversando sobre adolescência e temas correlatos a partir de reflexões disparadas por um filme assistido em sala. No 7º ano, os alunos pesquisaram sobre as diferentes formas de preconceito e apresentaram suas descobertas para o grupo, discutindo sobre prevenção e sobre as consequências práticas e emocionais. Além disso, o grupo confeccionou mapas mentais individuais sobre suas percepções da adolescência a partir da música “Não vou me adaptar”, de Nando Reis. Já o 8º ano aprendeu sobre Comunicação Não-Violenta e fez uma dinâmica para colocar seus aprendizados em prática, preparando os alunos para os ciclos de debate que irão ocorrer. Por fim, no 9º ano, os alunos trabalharam o autoconhecimento ao personalizar máscaras que refletiam suas autoimagens e como imaginam que os outros os percebem.
Nosso objetivo é, ao longo do Fundamental II, abordar temas de relevância e colaborar para o desenvolvimento integral de nossos alunos. Acreditamos que as reflexões propostas em sala de aula poderão contribuir para tomadas de decisões conscientes, levando em consideração cada indivíduo e a coletividade.