O espaço escolar pode ser muito mais do que apenas um plano de fundo na vida dos alunos. Quando pensado de forma intencional, o ambiente pode se transformar num terceiro e poderoso educador, somando forças ao trabalho realizado pelos professores e pela família. Aqui no Liessin, seguimos essa filosofia com nossas crianças e buscamos sempre criar espaços que respeitem as necessidades individuais dos pequenos, estimulem sua criatividade e proporcionem uma aprendizagem mais ativa.
Esse pensamento é inspirado na abordagem de Reggio Emilia, desenvolvido pelo professor e pedagogo Loris Malaguzzi, e tem o objetivo de proporcionar às crianças a autonomia para conduzir o próprio processo de aprendizagem enquanto falam, pesquisam, criam e brincam. As crianças são incentivadas a tomar decisões e se tornar cada vez mais independentes.
Alguns pontos muito importantes nesse cenário são o contato com a natureza, a vivência ao ar livre e a arte. Baseado nesse contexto, nossos alunos fizeram pinturas, onde nas quais flores reais foram usadas como referência para que eles criassem suas próprias obras. Uma outra atividade consistiu em utilizar materiais orgânicos como folhas, flores e gravetos para criar comidas fictícias que os animais comem.
Habilidades sociais e emocionais, coordenação motora, senso de coletividade e autonomia são aspectos muito trabalhados nessa abordagem. As crianças aprendem brincando, e o sorriso delas durante todo o processo entrega o quanto se sentem felizes e confortáveis nesses ambientes e nos mostra que estamos no caminho certo.
Dê uma olhada em algumas dessas práticas em nossa escola. Confira aqui!