Imaginem uma fonte de água pura e cristalina, de onde bebemos e matamos a nossa sede. Tendo isso em mente, qual seria a fonte equivalente para saciar nossa curiosidade, aprofundar nosso conhecimento e ampliar nosso repertório? Qual fonte seria pura e cristalina para o nosso saber? Para nós, educadores, a resposta é: os livros.
Nosso tema pedagógico anual é sempre um convite à reflexão, uma provocação que tem, por fim, transformar e quebrar paradigmas, gerando, assim, ações positivas, que é uma das principais funções da escola.
Observamos as demandas da sociedade, as mudanças de mundo e trazemos para dentro do contexto escolar o debate e a transformação.
Em 2024, colocaremos luz à importância da leitura, tendo os livros como fonte segura de conhecimento. As práticas pedagógicas, as experiências e a “mão na massa” da sala de aula estarão embasadas em referências teóricas, em pesquisa e em muita leitura, mesmo na era digital. Passaremos da alimentação saudável à energia renovável, das fontes Talmúdicas às fontes históricas.
Ler, interpretar, comparar, pensar criticamente, identificar vieses, escrever e se posicionar, serão alguns dos objetivos por trás dos projetos que desenvolveremos ao longo de 2024. Pretendemos oferecer aos nossos alunos ferramentas para que ampliem seus repertórios sobre os mais diversos temas e sejam capazes de diferenciar qualitativamente os conteúdos aos quais são expostos, além de criá-los também.
A leitura nos transporta para inúmeros cenários e nos permite ativar nossa criatividade, assim, vamos ressignificar o valor dos livros. Por meio da leitura, do pensamento crítico, do bom debate, educaremos para a vida e para o respeito. Buscar conhecimento é o que propomos constantemente em nossas salas de aula.
Dessa forma, as escolhas que fazemos no nosso dia a dia se tornam conscientes e nutrem nossos hábitos. Assim como o nosso corpo, nossa mente também precisa ser bem nutrida. A qualidade da fonte é determinante na qualidade de vida e no resultado que se alcança.
Através do estudo, conhecemos e entendemos diferentes comportamentos sociais, e, assim, temos maior capacidade de interagir e dialogar de forma positiva, respeitando identidades, culturas e potencialidades. Esta competência aborda o desenvolvimento social da criança e dos jovens, propondo posturas e atitudes que promovam o respeito ao outro, com acolhimento e valorização das diferenças entre os indivíduos. Sendo assim, todas as disciplinas serão convocadas a participar do projeto de forma integrada nas áreas de humanas, linguagens, exatas, científicas, tecnológicas sem deixar de lado o olhar e o cuidado socioemocional, criando pontes entre os saberes.
Somos o povo do livro, o livro que há milênios nos guia, orienta e nos mantém como tal. Lemos e relemos ano após ano, interpretamos, debatemos e passamos de geração em geração.
O mundo, infelizmente, vem caminhando por uma estrada de ignorância, polarizações, violência e preconceitos. Neste contexto, nós, educadores, temos esperança de que, por meio da Educação, poderemos mudar o rumo da história. Nossa missão é essencial para os novos capítulos da História, que estão sendo escritos neste exato momento.
A HISTÓRIA QUE VIVEMOS, QUE FAZEMOS E QUE CONTAREMOS está em nossas mãos e nas mãos dos nossos alunos.