Aos 12 anos, uma jovem judia adquire a obrigação de observar os mandamentos do judaísmo. “Bar/Bat Mitzvá” significa “filho/filha dos mandamentos." A celebração de um Bat Mitzvá significa que a jovem daqui adiante será ativa e responsável na sinagoga e na comunidade judaica em geral.
Na escola, preparamos as jovens do 7º ano com um curso que conta com temas tais como: Lar Judaico, Mitzvot/Guemilut Chassadim, Shabat, Ciclo da Vida, Voluntariado, entre outros.
— Abigail Nun, Coordenadora de Estudos Judaicos do Ensino Fundamental II
O Bat foi incrível! Não só a cerimônia, mas todo o processo. As garotas ficaram mais ligadas e, para mim, a escola ficou mais leve. Ao longo das aulas, era uma emoção, todas falando de seus vestidos, saltos, maquiagem, etc… Passei a ver a escola como um lugar de aprendizado com pessoas maravilhosas.
O nervosismo antes de entrar no Bat e todas juntas — nervosas, animadas e arrumadas — foi uma sensação de conforto.
Obrigada, Morá Anita, Renata, Alessandra e meninas por esses momentos.
— Ilana Bensusan Zanelli, Bat Mitzvanda
O Bat Mitzvá é um rito de passagem de menina para mulher. Agora temos mais responsabilidades.
Quando entrei na Hebraica e vi toda aquela decoração quase chorei de tanta emoção! E a cerimônia, sem palavras… quanta dedicação, quanto esforço e aprendizado!
Falando em aprendizado, ele foi essencial para todas nós, B’not Mitzvá. As aulas, com certeza, foram muito importantes. Eu aprendi coisas que vou levar para a vida, como Shabat, mulheres judias de valor, Lar Judaico, Ciclo de Vida Judaico, Guemilut Chassadim, entre outros.
Os professores foram maravilhosos!
— Luisa Redinger, Bat Mitzvanda
Participar do Bat foi uma experiência muito boa! Estava com as minhas amigas, estávamos arrumadas, com vestidos lindos. Atingimos a maioridade judaica da forma mais leve e divertida possível, com muita alegria e animação. Foi demais! Obrigada, escola e Morót por essa oportunidade.
— Bettina Orenbuch El-Mann, Bat Mitzvanda