Márcia Cristina Jau - Educação Infantil
Formada em Pedagogia em ênfase na Educação Especial e Inclusiva e pós-graduada em Neurociências na Educação, Márcia Cristina Jau faz parte de nossa equipe há 12 anos. Atualmente, atua como assistente de coordenação da unidade Leblon.
Sua função é dar suporte à coordenação e professores nas rotinas escolares, entre o pedagógico e administrativo, e está sempre recebendo as crianças com sorrisos e carinho! “Valorizo o trabalho de equipe, contribuindo para fortalecer a parceria das famílias com a escola”, diz a pedagoga.
Sua maior motivação na profissão é “acreditar na educação baseada na afetividade”.
Pedro Lontra — Ensino Fundamental I
Ator profissional, especializado em Mímica Total e Teatro Físico pela Companhia Luis Louis e pedagogo pela PUC, Pedro Lontra é professor de teatro do Ensino Fundamental I das unidades Barra e Botafogo. Tornou-se parte de nossa equipe no ano passado, integrando as Oficinas.
Atua sempre de maneira relacionada ao projeto pedagógico, “transformando o conhecimento adquirido em sala em uma forma artística corporificada pelos alunos”. Assim, os alunos internalizam os conteúdos e a aprendizagem tem sua eficácia aumentada.
“Acredito na premissa deque a educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo. Ser agente dessa transformação é o que me faz acreditar que estou dando minha contribuição à sociedade para que ela se aproxime do que eu acredito como uma mudança para o bem”, diz o professor.
Letícia Soares — Ensino Fundamental II
Licenciada em Matemática e pós-graduada em Aprendizagem em Matemática pela UERJ, Letícia Soares iniciou seu trabalho em nossa escola como monitora de Matemática. Atualmente, leciona Matemática para os alunos do 8º ano da unidade Botafogo e atua como professora de Educação Financeira no Ensino Fundamental e Médio das duas unidades.
Seu objetivo é desmistificar a matemática, buscando levar atividades práticas que utilizam materiais simples, além de propor trabalhos para que os alunos conheçam um pouco a história dos matemáticos.
“Escolhi ser professora porque sempre quis fazer a diferença. Escolhi ajudar jovens e adolescentes a buscar cada vez mais conhecimento porque o conhecimento é transformador”, diz a professora.
Janssen Vasconcelos — Ensino Médio
Formado em Ciências Biológicas pela UNIRIO, pós-graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e mestrando em Ensino de Ciências da Natureza, pela UFF, Janssen é professor de Biologia do Ensino Médio desde 2021.
Atualmente, leciona para as turmas de 2ª e 3ª séries, dando aulas de biologia teóricas e de laboratório. Busca estabelecer conexões entre a biologia apresentada em sala de aula com o cotidiano dos alunos e procura desenvolver um olhar mais atento para o que chama de "biologia cultural" — as diversas representantes biológicas que consumimos e temos contatos diários.
“Escolhi ser professor pela diferença que meus professores tiveram em minha vida. Os conselhos, os ensinamentos e os relatos de vida contribuíram muito para minha formação. Hoje, no meu dia a dia e com a minha profissão, posso retribuir todo o carinho e dedicação que um dia tiveram comigo”, diz o professor.
Diana Sichel — Área Judaica
Mestranda em Planejamento Urbano e Regional, com foco em desigualdade ambiental, formada em Ciências Sociais e História pela FGV e coordenadora de conteúdo do educativo do Memorial às vítimas do Holocausto, Diana Sichel é nossa nova professora de História Judaica.
Atualmente, leciona para a turma do 8º ano do Ensino Fundamental II e colabora com outras disciplinas vinculadas ao núcleo judaico de nossa escola.
Sua motivação para o Magistério é a crença na educação. “Creio que todos merecem e devem ter acesso a educação de qualidade, afinal, eles serão o futuro da nossa sociedade”, diz a professora.
Fábio Sabino — Educação Física
Em nossa escola há 7 anos, Fábio Sabino é formado em Educação Física pela UERJ e pós-graduado com especialização em Educação Física Escolar. Atualmente, é professor de Educação Física do Ensino Fundamental I e treinador de futsal das equipes Sub-11 e Sub-13, que foram campeãs nos Jogos Macabeus Escolares Pan-Americanos de 2022. Seu objetivo é “(...) dar continuidade ao trabalho por muitos e muitos anos, com bastante dedicação e empenho, levando muita alegria e experiências incríveis para os alunos”.
Sua maior motivação para ser professor é fazer com que seus alunos aprendam, cresçam e se desenvolvam, através de práticas e vivências lúdicas, “(...) para crescerem como bons seres humanos, capazes de contribuírem positivamente para um futuro mundo melhor”, diz o professor.