Luana Silva de Almeida - E.I.
Prestes a completar seu primeiro ano em nossa escola, a professora do berçário é formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Seus projetos visam ao desenvolvimento individual e único de cada criança, “um projeto bem pensado, pautado na Base Nacional Comum Curricular, visando uma qualidade de ensino diferenciada e assegurando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de toda criança”. De acordo com a professora, apesar de pequenos e na primeira etapa escolar, um bom trabalho nessa faixa etária é muito importante para potencializar as habilidades das crianças.
Ela espera que este ano nossas crianças retornem à escola e pretende, nas palavras dela, “continuar estudando, aprendendo, aperfeiçoando o trabalho com a Educação Infantil e colaborando cada vez mais para a construção da identidade e da individualidade dessas crianças”.
Para a professora, o que mais a encanta é “a riqueza da curiosidade”.
Alberto Pinheiro Mascarenhas - Oficinas:
Formado em Engenharia pela UFRJ e Mestre em Administração pela COPPEAD, o professor é muito querido por nossos alunos e faz um tremendo sucesso com sua Oficina de Xadrez aqui no Liessin.
Com mais de 50 anos na área, foi do primeiro lugar do pódio universitário à presidência da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro e, hoje, leciona com amor e dedicação em nossa escola, além de ser um dos 100 melhores enxadristas brasileiros da atualidade.
Foi convidado, em 2018, a lecionar para os nossos alunos e vem propagando sua paixão e talento aqui conosco, lapidando o pensamento estratégico de nossos pequenos desde então. Para este ano, seu maior objetivo é formar uma equipe Liessin de Xadrez e seguir desenvolvendo talentos e apoiando os alunos que participarem de competições escolares de xadrez, estaduais e nacionais. Além disso, de maneira geral, sua missão será ampliar ainda mais o desenvolvimento em nossos jovens de algumas competências como resiliência; planejamento e organização; estratégia e visão de futuro; tomada de decisão sob pressão de tempo; cálculo e detalhamento de opções; trabalho em equipe e colaboração e autodidatismo, a partir da prática e exercícios lógicos com o xadrez.
“Desejo passar um pouco do que vivenciei e aprendi com o xadrez aos mais jovens, e identificar e desenvolver talentos”, diz o professor.
Morá Paula Kasiarz - Área Judaica
Com quase 10 anos de Liessin, a Morá Paulinha (como muitos chamam), da Educação Infantil, está ligada aos estudos judaicos desde a infância, participando do Movimento Juvenil Judaico Hashomer Hatzair, onde, mais velha, se tornou monitora e descobriu sua paixão pela educação. Sua formação em Pedagogia pela UERJ e sua capacitação em Israel comprovam seu amor pelo ensino dos valores judaicos. Em 2013, entrou em nossa escola como contadora de história e, em 2019, tornou-se oficialmente Morá.
Acompanhando os primeiros passos das crianças, do Berçário ao Pré II, Morá Paula adora trabalhar com as crianças a cultura judaica de maneira lúdica. Para ela, a área judaica está cada vez mais se desenvolvendo para acompanhar o dinamismo das crianças — e se tornando cada vez mais interessante, divertida e interativa.
Segundo ela, todo novo ano é uma surpresa, mas suas expectativas para 2022 são as melhores.
Fátima Maria Garcia Bezerra - E.F. I
Desde sempre ligada ao Magistério, a querida professora Fátima se formou em Pedagogia após terminar a Escola Normal. No Liessin, atua no Ensino Fundamental I desde 2014, buscando sempre “estimular o aprendizado do aluno, acompanhar o desenvolvimento de suas habilidades e o socioemocional de cada um.”
Tem como objetivo transformar as dificuldades dos nossos alunos em aprendizagem, motivar o gosto pelo conhecimento e exercitar o bom convívio e harmonia entre eles. Neste ano, a professora deseja fortalecer ainda mais a relação entre família e escola, manter o desenvolvimento e o protagonismo dos alunos, além da educação acolhedora e resiliente. A mudança que um professor pode fazer na vida de um aluno, a troca de conhecimentos e gratidão são o que a motivam.
Thiago Valladares - E.M.
Professor do Liessin há 3 anos, o querido professor de Redação, Língua Portuguesa e coordenador de Linguagens, é Mestre em Linguística pela UFF e professor há mais de 15 anos. Hoje, ministra sobretudo as aulas de redação das turmas de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, além de desenvolver e orientar importantes projetos com professores da área de linguagens.
Além dos projetos já ativos, neste ano, Thiago está animado com uma iniciativa para a 1ª série que irá focar, exclusivamente, em leitura e debate de eixos como ancestralidade, distopias e desigualdade. Para ele, “a leitura é um norte da nossa equipe e, em todas as séries, obras importantes são lidas junto a atividades lúdicas que levam os alunos a refletirem sobre esses livros e discutirem sobre eles”.
Thiago também revela grandes expectativas no que diz respeito aos contínuos resultados que estão sendo colhidos referentes aos nossos alunos da 3ª série do ano passado, formandos de 2021 que, como diz o professor, “certamente, vão continuar nos orgulhando”.
Como uma pessoa desde sempre apaixonada pelo Magistério, para ele, “ser professor é realizar um sonho diariamente”.
Gabriel Ramos (novo coordenador) - E.F. II:
Apesar de ter se graduado em Letras pela UFF, foi pela área da coordenação e gestão escolar que o nosso novo coordenador do Ensino Fundamental II, Gabriel Ramos, se apaixonou. A partir de uma grande admiração por seus professores, decidiu seguir o caminho educacional e pedagógico que, para ele, “é o maior poder transformador de vidas, é o único bem possível de acumular quando se compartilha e, por isso, inesgotável.”
Para este ano, seus projetos vêm de encontro a nossa história e pilares educacionais, voltados ao respeito, acolhimento e dedicação em transformar as informações trabalhadas em conhecimentos significativos para cada um de nossos alunos. Gabriel pauta suas iniciativas com a principal finalidade de “ter o brilho dos nossos alunos em cada detalhe do processo, culminando com o prazer de vivenciar a educação e de ser pertencente à escola, que é uma referência na nossa cidade.”
Além disso, pretende coordenar de modo a “destacar a importância de ter uma escola com valores, projetos, estrutura, professores qualificados, educação de ponta, mas sem deixar de ser acolhedora e promotora da felicidade dos alunos, características do Liessin”.
Para Gabriel, “a coordenação é o elo capaz de viabilizar, junto às famílias, as potencialidades da instituição e do professor e tornar o aluno protagonista de todo o processo. O coordenador precisa ser a segurança dos professores, o parceiro das famílias, a inspiração do aprendiz e a ponte institucional de valores”.