Tatiana Rodrigues — EFI
Pedagoga formada pela UERJ e pós-graduada em Psicopedagogia, Políticas Públicas Educacionais e Gestão Ambiental, a professora Tatiana Rodrigues faz parte de nossa equipe há 10 anos como professora do 4º ano do Ensino Fundamental I. Já atuou como professora em outros segmentos como na Educação Infantil e com Educação de Jovens e Adultos.
Professora das matérias oficiais, seu cotidiano é repleto de envolvimento e dedicação. “Tento ter um olhar diferenciado para o meu aluno, o que vai muito além do conhecimento acadêmico, tendo uma preocupação com a formação do aluno como um todo: sua alimentação, o socioemocional, suas relações…”, diz a professora. Atualmente, está muito contente com as apresentações da Mostra Pedagógica.
Elaine Sousa — EFII
Fazendo parte de nossa equipe há 30 anos, Elaine Sousa é graduada em Educação Artística com habilitação em História da Arte pela UERJ e pós-graduada em Tecnologia da Imagem. Atualmente, trabalha com turmas do 6º e 7º anos.
Trabalhando o tema pedagógico do ano com seus alunos, estimula a convivência por meio de projetos artísticos em grupo, gerando ótimos resultados e repletos de significados. Para a professora, “estimular os alunos a observarem e refletirem acerca do mundo que nos cerca e produzirem imagens usando a imaginação é muito bacana! Diante de uma proposta, cada um traz à tona o seu repertório, a sua personalidade, as suas ideias... E os resultados são surpreendentes”.
Dalva Sartini — Ensino Médio
Graduada em História e Mestre em Ciências Políticas pela UFF, Dalva Sartini é professora de História das turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da unidade Botafogo. Além disso, leciona Projetos Especiais para a 3ª série do Ensino Médio e é Orientadora dos alunos da unidade Botafogo nas Olimpíadas de História.
Em suas aulas, prioriza, sempre que possível, o ensino como viés na pesquisa social científica e no uso de tecnologias dentro da sala de aula. “Nos projetos especiais voltados para a 3ª série do Ensino Médio, além das tradicionais resoluções de questões vestibulares, realizo trabalho de análises sociais dos temas que estão em discussão ou atualidades. Este é um importante aliado para a construção de repertórios não só para as questões de História como para as redações dos concursos”.
Neste ano, ela espera ver os alunos da 3ª série conquistando a tão sonhada vaga nas universidade! “Ensinar/orientar o aluno para ver seu desenvolvimento e conquista é o combustível para ser professor. Não tem melhor incentivo que atuar como um mediador entre aquele que deseja aprender e o conhecimento científico. Entendendo que, nessa mediação, existe uma relação de troca, talvez não simétrica, mas nem por isso menos importante. A conquista do aluno (seja numa etapa da Olimpíada, seja na vaga na universidade ou ainda simplesmente em sala de aula, ao manifestar a compreensão de um complexo sistema de coisas) é o que me motiva”, diz a professora.
Michele Tabach — Área Judaica
Fonoaudióloga e especializada em Educação Infantil e Estudos Judaicos na PUC, a Morá Michele Tabach faz parte da família Liessin há mais de 20 anos. Ao terminar o curso normal, tornou-se professora da educação infantil e hoje é Coordenadora de Estudos Judaicos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
A mudança para a Coordenação mudou seu cotidiano escolar, mas manteve toda sua energia. “Estou com novos desafios, propostas e metas a serem atingidas, mas venho conseguindo desempenhar tudo com muita alegria, esforço e dedicação”, diz a Morá.
Sua motivação são os alunos e dar aulas. “Amo tudo o que faço e faço tudo com muita intensidade, alegria e disposição”.
Iana Costa — Inglês
Atualmente cursando Pedagogia, a professora Iana Costa é formada em Letras-Espanhol e Letras-Inglês e já leciona há mais de 10 anos. Faz parte de nossa equipe há 5 anos, quando entrou como professora de Inglês do Horário Complementar.
Hoje, compondo apenas o quadro de professores no horário regular, leciona para as turmas de 1º, 4º e 6º anos. Realiza atividades para além da sala de aula, permitindo que os alunos assimilem melhor a língua.
Para a professora, acompanhar o crescimento de seus alunos é gratificante.
Raquel Avila — Oficinas
Bacharel em Matemática aplicada à informática, pós-graduada em Educação Digital pela UERJ e especialista no GSuite for Education pelo Google Certified Trainer, Raquel Avila é Supervisora de Projetos Digitais e Educadora Maker em nossa escola. Sua história no Liessin começou há 16 anos em nosso Laboratório de Informática, e, desde 2008, ela leciona no Espaço Maker.
Raquel tem como objetivo permitir que cada aluno expanda seu potencial a partir da utilização de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Neste ano, realizou diversos projetos interdisciplinares. “No fundamental II, destaque para maquete construída pelo 5º ano contendo a London Eye, Tower Bridge, Double Decker Bus e Big Ben, projeto árduo que envolveu modelagem, corte a laser e eletrônica”.
“Uma pessoa apaixonada por crianças desde a infância não poderia ter escolhido melhor profissão. Ser professor é poder acompanhar a evolução de cada aluno e despertar o seu interesse, ainda mais em uma área como a de tecnologia, que tem muitas vertentes”, diz a professora.