Yara Dantas — Educação Infantil
Mais conhecida como professora Yara, Yaroema Dantas é formada no Magistério e Bacharel em Fonoaudiologia com especialização em Neuroaprendizagem/Neuroeducação. Sempre interessada em lecionar, atua na alfabetização de nossos alunos há mais de 15 anos!
Seu cotidiano é bem dinâmico e une o conteúdo programático, por meio de projetos, ao funcionamento do dia. Seus objetivos como professora são: assegurar que seus alunos compreendam o mundo ao seu redor, tenham consciência de seus papéis na sociedade e construam seu projeto de vida da melhor forma possível.
“Para ser professor, é fundamental estar disposto não somente a ensinar, mas também a aprender com seus alunos, tendo a motivação da certeza de que todos os dias você, seguramente, mudará a vida de seus alunos, construindo parte da história de cada estudante e contribuindo para um futuro melhor”, diz a professora.
Tania Leuzinger — Ensino Fundamental I
Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental I há 7 anos, Tania Leuzinger Faria possui longa experiência em sala de aula. Além de professora, atua como Fonoaudióloga, Psicopedagoga e Instrutora de Mindfulness para Crianças e Adolescentes.
Busca desenvolver materiais didáticos integrados com o projeto anual proposto pela escola, elaborando atividades pedagógicas com estratégias multissensoriais, para que o processo de construção do conhecimento seja mais significativo, alcançando o modo de aprendizagem de cada aluno. As reflexões estão sempre presentes nas aulas, utilizando como recurso livros de literatura infantil, com abordagem na inteligência socioemocional.
“Sou amante da educação e do seu poder transformador do mundo e das pessoas. Sendo assim, procuro ser também aprendente, atualizando-me constantemente, podendo progredir profissionalmente, bem como lidar com as situações do cotidiano de sala de aula com maior propriedade e segurança”, diz a professora.
Adriana Martins — Ensino Fundamental II
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela USU, a professora Adriana Martins descobriu a paixão pelo Magistério nas aulas de sua licenciatura e atua em sala de aula desde 1989. Em nossa escola, já está há 21 anos!
Sente-se muito entusiasmada com os projetos interdisciplinares de nossa escola, como o Gota D’água, no 6º ano, e o Brasil Plural, do 7º. Para a professora, “a equipe é comprometida e criativa, e, a cada ano, inovamos e acrescentamos novas propostas. As saídas de campo com turmas de 6º e 7º anos permitem vivenciar os conteúdos estudados. Além disso, é uma oportunidade de aproximar professores e alunos e criar uma relação afetiva a partir do ensino fora do espaço escolar”.
“Com minhas turmas, busco sempre trocar experiências. Aprendo com eles e acredito que contribuo para o desenvolvimento de indivíduos curiosos, críticos e capazes de valorizar a vida em sua diversidade”, diz a professora.
Girliane Medeiros — Ensino Médio
Mestre em Letras pela UERJ e especialista em Literatura Portuguesa e Linguística, Girliane Medeiros é professora do Ensino Médio há 6 anos e também coordena a área de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II de nossa escola.
Acredita na formação em que aluno e professor atuam juntos na prática pedagógica, a partir de uma relação afetiva e de uma construção de sentidos que estão para além da leitura das palavras, de forma que os significados surjam tanto para o professor, quanto, e principalmente, para o aluno. Busca sempre articular os conteúdos de Literatura e Língua Portuguesa com o cotidiano dos alunos.
“Uma vez alcançados os propósitos pedagógicos, a motivação pela profissão ocorre de forma exponencial. Sempre averiguando as diversas possibilidades de integração dos conteúdos às práticas pedagógicas e às vivências dos alunos”, diz a professora.
Karen Manno — Inglês
Professora de Inglês há 15 anos, Karen Manno é formada em Letras - Português/Inglês pela UERJ. Faz parte de nossa equipe há 8 anos e, além de professora, já atuou como revisora e criadora de materiais em cursos de inglês. Possui os diplomas Cambridge English: Proficiency (CPE) e Teaching Knowledge Test (TKT).
Neste ano, esteve presente nos projetos do 8º ano concluídos com sucesso: o TED Ed e o Pikudei. Nas turmas de 9º ano e Ensino Médio, os alunos fizeram apresentações sobre diversos assuntos, focando no desenvolvimento das speaking skills.
Para a professora, “desafiar e ser desafiado são meus grandes motivadores, não somente em minha carreira, mas em todas as áreas da minha vida. 2023 tem tudo para ser um ano interessante também, principalmente com a implementação do currículo bilíngue e a valorização da língua inglesa enquanto habilidade essencial para nossos alunos”.
Alberto Americano — Oficinas
Bacharel e licenciado em Música pela Unirio, o professor Alberto Americano tem uma longa carreira musical e, em 2016, seu antigo grupo foi finalista do Prêmio da Música Brasileira, categoria de Melhor Banda de Música Brasileira. Em nossa escola, atua desde 2019 e, neste ano, assumiu as turmas da Oficina de Música do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio das Unidades Barra e Botafogo.
Considera a formação de bandas na escola importante para a formação dos alunos, pois, além de trabalharem as habilidades musicais, permite que os alunos lidem com o trabalho em grupo, resolvam conflitos e tomem decisões. Neste ano, tivemos até apresentação internacional. Além das apresentações no Domingão e no Pikudei da unidade Barra com as bandas dos 8º anos, o 9º ano se apresentou no Campeonato Sulamericano, no Uruguai.
“A troca cotidiana com crianças e jovens é muito frutífera. Faz a gente crescer e evoluir. Para mim, isso é muito estimulante”, diz o professor.