Marcele Becker Volta — Educação Infantil
Apaixonada pela ideia de ensinar desde criança, Marcele Becker Volta é professora do Pré II há 1 ano, mas já faz parte de nossa equipe há mais de uma década. Fez o curso de formação de professores e um curso adicional para trabalhar com a Educação Infantil, além da formação em Educação Artística.
Seu cotidiano escolar pode ser resumido pelas palavras ludicidade e bem-estar. “Fazer parte do crescimento e desenvolvimento, por meio de trocas diárias, respeitando a individualidade e o tempo de cada criança” é a sua motivação no magistério.
Nicolle Barbosa de Azevedo — Ensino Fundamental I
Formada em Pedagogia pela UVA e especializada em Educação Especial, a atual professora do 1º ano da Unidade Botafogo, Nicolle Barbosa de Azevedo, atua no universo escolar há quase 20 anos. Faz parte de nossa equipe desde 2015, quando iniciou como professora regente do Berçário II.
Está sempre aprimorando seus conhecimentos sobre a infância, desenvolvimento infantil, educação especial, alfabetização e letramento. Em seus projetos, busca sempre favorecer o ambiente para trocas e experiências significativas das crianças, a fim de possibilitar o desenvolvimento da criatividade e autonomia e permitir novas experiências.
“Atuar na Educação é uma realização. Me envolvo e me motiva a acompanhar as conquistas de cada aluno”, diz a professora.
Bárbara Rodrigues — Ensino Fundamental II
Bacharel e licenciada em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas, pela UERJ, a professora de português, Bárbara Rodrigues, entrou para a família Liessin no ano passado como estagiária. Atualmente, cursa a pós-graduação em Língua Portuguesa na UFF.
Em 2021, conduziu o Clube de Leitura nas turmas de 6º, 7º e 8º anos, lecionou nas monitorias de Língua Portuguesa e prestou auxílio ao setor de psicopedagogia. “Foi um ano intenso, de muito aprendizado e amadurecimento profissional, que trouxe a grande oportunidade de assumir neste ano o cargo de professora”, diz Bárbara.
Tem como objetivo trilhar um longo caminho na escola, colaborando com a formação de alunos que saibam ler (e escrever) o mundo de forma crítica. Acredita no poder transformador da leitura e almeja ensinar de forma a fazer com que os alunos reconheçam a importância do aprendizado.
“A minha maior motivação para ser professora é a possibilidade de proporcionar aos alunos a autonomia por meio do conhecimento, uma ferramenta poderosa e essencial para a construção do futuro”, diz a professora.
Leandro Freitas — Ensino Médio
Amante das ciências exatas desde sempre, o professor Leandro Freitas é formado em Matemática pela UFF. Apesar de ter entrado no curso para se preparar para fazer Engenharia, atua no magistério há 24 anos e, em nossa escola, há 10.
Busca estar sempre atento às necessidades dos alunos “desde as maiores dificuldades ao aprimoramento intelectual e ainda na dissolução de possíveis conflitos, sempre em conjunto com Coordenação e Psicologia da escola”, diz o professor. Para ele, “o apoio que a Coordenação oferece, junto à Psicologia, é um dos pilares que o motiva a continuar no Liessin”. Ele expressa ciência da sua contribuição nas vidas de nossos estudantes e também entende que é visto como uma referência por muitos deles. Por isso, procura sempre adotar uma postura íntegra e não tendenciosa a opiniões particulares, seja qual for o contexto que surja durante suas aulas “o que aumenta o respeito e a confiança, motivando ainda mais a seguir na profissão”.
Débora Babaioff — Área Judaica
Do Maternal ao Magistério, a Morá Débora Babaioff costuma dizer que nunca saiu do Liessin. Se formou no extinto curso normal de Formação de Professores, fez Machon Greenberg por um ano em Israel e se formou em Desenho Industrial pela PUC-Rio. Além disso, é pós-graduada em Educação Infantil e em Estudos Judaicos. Hoje, após passar por diversas áreas em nossa escola, atua como Morá de Hebraico e Cultura Judaica para os alunos do Berçário II ao 1º ano do Ensino Fundamental I.
Gosta de trabalhar em parceria com as famílias e com as vivências que os alunos trazem de casa, “para que eles entendam a importância da continuidade do nosso povo”. A partir da musicalidade e do hebraico, une as crianças ao tema pedagógico anual, mostrando a importância da união e do respeito.
“Sempre me perguntam: ‘Morá Débora, por que você só dá aula para os pequenos?’ Minha resposta está sempre na ponta da língua: ‘Amo a educação infantil e meus pequenos’. É muito gratificante ver o crescimento deles, o envolvimento deles crescendo a cada ano. Trabalho sempre com muita alegria, através do lúdico, das músicas e das danças. Como é bom ver nossos alunos envolvidos, desde cedo, com a nossa cultura e o nosso idioma!”, diz a professora.
Paula Rosas — Oficinas
Atuando na área educacional há 21 anos, a professora Paula Rosas é licenciada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Dificuldade de Aprendizagem pela UERJ. Faz parte de nossa equipe há 17 anos e, desde 2007, administra o Laboratório de Ciências da Unidade Barra, além de ministrar as oficinas de Ciências e Jardinagem.
Por meio das oficinas e de atividades práticas, seus projetos estão sempre ligados a questões ambientais, sustentabilidade e jardinagem, e integrados ao tema pedagógico anual. “Nosso tema anual Convivência na essência tem uma estreita relação com a disciplina de Ciências, pois trabalha tanto as relações interpessoais quanto as relações com o meio ambiente, que tanto incentivamos a cuidar e preservar. É justamente a partir dessa integração, que eu espero contribuir para que os nossos alunos se sintam acolhidos e inseridos nesse contexto”.
Para a professora, sua maior motivação é “ver os alunos aprendendo de forma lúdica, prática e cooperativa, pois assim o aprendizado se torna mais interessante, leve e divertido”.
Verônica Reis — Inglês
De estagiária a professora, a história de nossa escola e a professora de Língua Inglesa, Verônica Reis, começou há 6 anos. Após um período de estágio, em 2019, formou-se em Português e Inglês pela Estácio de Sá e voltou para nossa escola como professora.
Atualmente, leciona para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em um cotidiano sempre muito agitado. Neste ano, espera colher bons frutos do tema pedagógico Convivência na Essência.
“Acredito que desde que entrei, meu projeto, e também motivação, é tornar o aprendizado da área que ensino o mais humano possível, também acessível e proveitoso. Espero que ao longo do ano os projetos abracem causas de maneira real e compromissada na entrega, que ouça e queira ouvir o singelo, o verdadeiro e real sentido de convivência na essência”, diz a professora.