Gabriella Gonçalves — Educação Infantil
Apaixonada pela Educação Infantil, Gabriella Gonçalves é professora do Maternal II há pouco mais de um ano. Formada em Pedagogia pela UERJ, seu primeiro contato com o Liessin foi em 2020, quando atuou como professora do Berçário em um projeto no Clube Hebraica. Tornou-se professora substituta e, no fim de 2020, foi chamada para assumir uma turma em 2021.
Busca enfatizar, de maneira lúdica, o bem-estar das crianças e vivenciar o desenvolvimento de forma leve e alegre. Também tem como objetivo atuar com dinamismo dentro dos projetos da escola, usando a criatividade e a dedicação.
Para a professora, o que move seu trabalho é “fazer parte do crescimento e desenvolvimento, por meio das trocas diárias, respeitando a individualidade e o tempo de cada criança”.
Adriana Elizabete Seidel Duarte — Ensino Fundamental I
Formada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Supervisão Escolar pela UFSM, a querida professora de Ciências Adriana Seidel Duarte faz parte da nossa equipe há mais de 20 anos. Hoje trabalha a disciplina com os alunos do 2º ao 5º ano da unidade Barra e 4º e 5º anos da unidade Botafogo. Também conduz aulas práticas no laboratório e a Olimpíada de Astronomia.
Sempre apaixonada pelas Ciências da Natureza, tem como propósito levar essa paixão aos alunos e procura “dar a oportunidade para que tenham acesso à cultura científica, valorizando e respeitando a biodiversidade”. Também busca fazer com que “os alunos compreendam conceitos fundamentais e estruturas explicativas das ciências, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva”.
Neste ano, com a melhora do cenário da pandemia, tem como objetivo “resgatar, com os alunos, esse tempo de boas relações, de conviver e saber respeitar as diferenças”, diz a professora.
Mariana Delesderrier — Ensino Fundamental II
Mestre em Português/Literaturas pela UFRJ, a professora Mariana Delesderrier chegou ao Liessin com um contrato de 4 meses, que se transformou em uma história que já dura mais de 6 anos! Atualmente, está finalizando um MBA em Gestão Escolar pela USP e leciona Língua Portuguesa para as turmas do Ensino Fundamental II.
Para fazer com que os 4 tempos semanais ocorram de maneira harmoniosa, pauta o cotidiano no carinho, no afeto e no respeito. “Ao tornar nossa sala de aula um espaço leve, agradável e prazeroso, a parte mais técnica da nossa disciplina é encarada com muita tranquilidade. É por isso que, embora nossas aulas sejam recheadas de muito conteúdo e aprendizado, tudo isso é feito de uma maneira muito natural e satisfatória”, diz a professora.
Busca sempre desenvolver projetos que, além de dar protagonismo aos alunos, mostram a eles a aplicação do conteúdo programático da Língua Portuguesa, relacionando-o às vivências do cotidiano. Neste ano, trabalhará os seguintes projetos: A variação linguística estampada nas blusas (6ºano), Tabuleiro humano - Jogando e aprendendo sobre verbos (7ºano), Bookflix (6º, 7º e 8º anos), Aulão interdisciplinar sobre a Peste Negra (7ºano).
“Minha maior motivação para estar em sala de aula é saber o poder que a nossa profissão tem. Espero que a minha sala de aula se renove a cada dia e que ela seja mais um palco para que nossos alunos desenvolvam cada vez mais a sua autonomia e o seu protagonismo”, diz a professora.
Bruna Brigido — Ensino Médio
Com três diplomas da UFRJ, a professora de Química do Ensino Médio e da Eletiva de Iniciação Científica é bacharel, licenciada e Mestre em Química, além de pós-graduada em Ensino de Química — também na UFRJ — e em Metodologias Alternativas para o Ensino de Química. Apesar de fazer parte da nossa família há apenas um ano, é muito querida pelos alunos.
Na Iniciação Científica, busca apresentar aos alunos o que é a pesquisa científica e despertar neles a paixão pela ciência e pela experimentação. Com aulas lúdicas, constrói o conhecimento a partir das soluções, uma vez que em cada etapa surgem novos desafios sendo necessário uma melhor e maior compreensão das práticas e dos conteúdos.
Neste ano, espera se aprimorar nas metodologias alternativas para o ensino e tem estudado bastante sobre a utilização de projetos interdisciplinares. Além disso, acredita que o ensino baseado em projetos é “capaz de auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a vida dos alunos , tais como informar, comunicar, argumentar e compreender, trabalhando em colaboração com seus colegas e professores”.
“Nós, professores, somos capazes de sonhar diferentes sonhos, sonhamos com o sucesso dos nossos alunos e vibramos com suas conquistas, pois, de alguma forma, são nossas conquistas também.”, diz a professora.
Debora Achir — Área Judaica
Ex-aluna de nossa escola e, atualmente, professora de Estudos Judaicos e Hebraico, a Morá Débora Achir integra nossa equipe há 24 anos! Obteve sua formação de Professora em 1997, quando terminou o Normal junto ao segundo grau aqui no Liessin. É formada em Administração, pós-graduada em Informática Educativa pela UERJ e pós-graduada em Estudos Judaicos pela PUC.
Por 15 anos, trabalhou na área de Informática Educativa da nossa escola e, desde 2014, atua como professora da Educação Infantil. “Essa mudança de função pra mim foi de um enorme crescimento, pois pude estar mais próxima dos meus alunos, da minha religião e, o melhor de tudo, poder passar todos os valores e tradições da nossa cultura por meio das aulas e festividades que eles vivenciam dentro da escola, além da língua que é o Hebraico. Quero cada vez mais inserir nossos alunos dentro da nossa comunidade judaica, fazendo com que eles vivenciem as tradições do judaísmo dentro e fora da escola e, assim, levando com eles esse sentimento de amor pela sua religião para que possam passar de geração em geração”, diz a Morá.
Tem como propósito fazer com que eles tenham, desde pequenos, o prazer de saberem que têm uma missão muito importante “que é dar a continuidade ao judaísmo por todo caminho que eles terão por percorrer”.
Márcio Bemfica — Inglês
Há mais de 30 anos lecionando, o professor de Língua Inglesa Márcio Bemfica integra nossa equipe há mais de dez. Formado pela Universidade Gama Filho, prepara os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio para as provas dos vestibulares nacionais e para os certificados internacionais de proficiência como o First Certificate in English (FCE) e o Cambridge English Advanced (CAE), oferecidos pela Universidade de Cambridge.
Seu objetivo para este ano é continuar investindo na preparação dos alunos, sempre salientando a importância da Língua Inglesa. Além disso, espera auxiliar seus alunos a alcançar seus sonhos e objetivos.
“Minha principal motivação para ser professor é fazer a diferença na vida dos meus alunos, estimulando-os a enxergar seus potenciais, auxiliando-os no preparo para o futuro seja pessoal ou profissional”, diz o professor.
Ana Rosa — Oficinas
Professora do TechLab e educadora Maker no MakerLab, Ana Rosa é formada em Pedagogia pela UFRJ e pós-graduada em Administração e Supervisão Escolar. No mês passado, completou 10 anos de família Liessin e, para este ano, planeja a pós-graduação em tecnologia Educacional.
Atualmente, trabalha no projeto Brain Maker — que une os conhecimentos dos alunos na disciplina de Inglês com as habilidades manuais e digitais do MakerLab. Também capacita professores e coordenadores nas ferramentas digitais, faz parte da Oficina de Programação — que inicia os alunos do Ensino Fundamental I nas áreas de raciocínio lógico e resolução de situações-problema — e da Oficina de Design Inovação para os alunos do Ensino Fundamental II.
Para a professora, “lidar com o desenvolvimento humano e ajudar os alunos no processo de exploração dos conhecimentos e do que são capazes de fazer não tem preço! E, além de compartilhar o conhecimento, também aprendemos muito! É muito bom acompanhar literalmente o crescimento e desenvolvimento de cada um deles”.