O Conceito de Tzedaká nos ensina que ajudar ao próximo não está somente ligado a um ato de bondade, mas sim a uma obrigação ética. Temos oito níveis de tzedaká, cada um deles mais importante que o outro, de forma gradativa.
O primeiro nível de auxílio que podemos prestar é ajudar alguém a conquistar um emprego, ou ainda, ensinar uma função de trabalho para esta pessoa, até que ele ou ela possa prosperar profissionalmente por conta própria. Dentre as outras formas de Tzedaká está também a doação. Essa, por sua vez, mostra-se ainda mais genuína quando doamos de coração aberto, “sem olhar a quem”.
A nossa campanha de arrecadação para o fundo de bolsas de estudo, que aconteceu esse mês, foi um exemplo perfeito disso. Mostrando a força da nossa comunidade e a determinação e bondade de todas as famílias envolvidas, superamos, em muito, todas as nossas expectativas chegando à impressionante marca de 6 milhões de reais.
Fazer uma Tzedaká é ajudar a quem precisa não como uma forma de caridade, mas sim como uma forma de justiça. É promover um mundo mais justo e igualitário, onde todos possam ter o mínimo para que possam viver e prosperar. Como dever, é um valor de extrema importância para a comunidade judaica como um todo, sendo parte também do crescimento espiritual de todo judeu. Assim, asseguramos que os principais recursos da vida estejam sempre em movimento, sendo repartidos de forma justa: alimento, água, educação e moradia.