O programa Aprender a Aprender é uma novidade aqui no Liessin. Neste ano, começamos, de forma sistematizada, a auxiliar os alunos a organizarem sua vida acadêmica. Mais do que uma organização para o estudo, é fundamentalmente uma forma de ensiná-los a terem autonomia, habilidade de aprender sozinho e peça-chave para um aprendizado duradouro e efetivo.
É proposto para os alunos, ao longo do ano, aprender a discernir o que é efetivo a ele como método de estudo. O que traz mais resultados e como implementar esses métodos de estudo. Além disso, os alunos são provocados a terem estratégias de reflexão pessoais para amadurecer e alcançar a autonomia.
Durante o processo, os alunos realizaram o teste VARK, que mapeia o perfil de retenção de conteúdo do aluno. Segundo essa teoria dos estilos de aprendizagem, os alunos são separados em quatro grupos: visuais, auditivos, leitura/escrita e cinestésico. O resultado foi dividido com as famílias e, dessa forma, elas também podem fazer parte dessa descoberta e, principalmente, do processo de aprendizagem.
Além disso, o teste SWOT, importado do marketing, traz uma análise interessante para os estudantes. Discernir forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu ambiente interno e externo de aprendizagem. É um desafio intenso, mas fundamental para a escola. Assim, podemos nos preparar para entender cada um de nossos alunos, e é desafiador também para as famílias que, através da parceria conosco, tornam o trabalho mais frutífero durante toda a trajetória escolar.