O Pikudei é um evento singular para a família Liessin. Como caraterística principal, a interdisciplinaridade, auxilia os alunos a construírem conhecimento, não só sobre suas famílias, como também de diversas áreas. Perpassa História, Geografia, Redação, História Judaica, Hebraico e Tanach. Tem como objetivo maior o resgate das histórias familiares, por meio da pesquisa de objetos, documentos, fotos e do relato dos entrevistados, e o registro de todas as descobertas em um livro. O livro representa o elo entre passado e futuro, transmitindo o legado dos antepassados às próximas gerações. São no total 10 unidades que compõem o livro. Começando com “Este é meu segredo", os avós dos alunos são convidados a contar um segredo, uma história singela de família. Em seguida, em “Quando os meus pais tinham a minha idade”, os alunos fazem um exercício de criatividade, tentando imaginar como eram os seus pais aos 13 anos.
Passando pela Árvore Genealógica, histórias de fotos de família e documentos, os alunos têm a dimensão da rica história que cada família guarda para si. Examinando as “Raízes”, os alunos também descobrem sobre como foi a imigração de sua família, de onde vieram e como chegaram. Entre outras, o trabalho é concluído na festa de encerramento, com as famílias na Escola, que com grande emoção assistem às apresentações dos livros. É um momento importante para que cada aluno conheça sua história e como se constrói sua identidade.
A palavra Pikudei vem de "Pakad", que significa especial providência. Deus concedeu especial providência a Darah, conforme Ele disse que faria. (Parashá Vayerá). Ou seja, Deus lembrou da promessa que fez a Avraham e concedeu a Sarah essa lembrança. Sarah gerou um filho, o qual iniciou uma nova Geração.