Na Educação Infantil, o tema Educação no Trânsito faz parte do cotidiano e está integrado à rotina das crianças, mas no mês de setembro ganhou atenção especial com a "Semana da Educação no Trânsito".
Crianças ainda não são motoristas, mas de modo algum isso as exclui como personagens do trânsito. Elas são pedestres, passageiras, ciclistas, o que justifica a importância de incluí-las quando tratamos da educação no trânsito, pois assim garantimos sua segurança.
Perguntamos: Você olha para os dois lados antes de atravessar a rua? O que o sinal amarelo representa? Já colocou o cinto? Você usa capacete quando anda em sua bike? Que faixas brancas são essas perto do sinal?
Através de atividades e ações durante as aulas, nossos alunos aprenderam a conviver melhor em sociedade, tornando-se futuros adultos responsáveis, mais conscientes e cautelosos. Em nossa semana especial, foram propostas vivências lúdicas, afinal, a melhor forma de aprender é brincando! Trocamos informações sobre placas por meio da leitura, incluímos sinais e símbolos, exploramos a escrita espontânea, conhecemos algumas leis e conversamos sobre comportamento e valores como respeito, responsabilidade, espaço compartilhado e empatia. Jogos, histórias, ilustrações e até vivências em um cenário representando as vias de uma cidade fizeram parte das dinâmicas desenvolvidas. Tudo isso construído com e por nossos pequenos!
Assim, incentivamos as crianças a terem atitudes que levem a uma consciência de cidadania, desenvolvendo habilidades complementares e aprendendo regras de convivência. Dentro do tema pedagógico Acesso sem Excesso, durante o ano todo, refletimos também sobre o papel da tecnologia como aliada e não como alienadora. Sabendo a hora certa de usar celulares, tablets e computadores, preservamos a saúde e segurança dos nossos alunos.