O terceiro trimestre do ano é um período fundamental para nós. É a conclusão de um trabalho iniciado em fevereiro e que já começa a dar seus frutos. Nossos alunos chegam neste período mais maduros e prontos para a reta final, encarando com segurança os desafios. Para a 3ª série, é a conclusão da trajetória escolar; para o 9º ano, a conclusão de uma etapa que marca a entrada no Ensino Médio, com mais responsabilidade.
Nos dias 26 de setembro e 03 de outubro, tivemos mais um marco dentro do nosso ciclo de preparação, para as turmas de 2ª e 3ª séries do EM, que foi o Simulado Evolucional. A nossa escola, em parceria com a plataforma Evolucional, disponibiliza aos nossos alunos um modelo de simulação das provas do ENEM.
As provas são realizadas aos domingos, com configuração idêntica ao ENEM, ou seja, no 1º dia os estudantes realizam provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação junto com Ciências Humanas e suas Tecnologias. No 2º dia, eles realizam provas de Matemática e suas Tecnologias junto com Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O grande objetivo desse evento é replicar a experiência do ENEM, mesclando questões inéditas e outras já aplicadas anteriormente de forma que o seu desempenho possa ser avaliado pela TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia empregada pelo INEP na construção das notas finais dos candidatos. O Sistema Evolucional disponibiliza uma base de dezenas de milhares de questões a cada exame, de forma que o jovem possa se avaliar individualmente e, também, de forma coletiva, tendo acesso a relatórios individualizados fornecidos pela Evolucional.
Essa é mais uma das etapas que os alunos Liessin passam durante o seu processo de preparação para as avaliações externas.
Para o 9º ano, o foco nesses últimos meses esteve voltado aos Projetos Pessoais, que tem como um dos objetivos o desenvolvimento pessoal do aluno, lapidando habilidades que levará para a vida, como oratória, desenvoltura da linguagem e conquista da autonomia. Promove e instiga a exploração de temas relevantes para os jovens, abre espaço para uma discussão madura e, nele, nossos alunos são estimulados à coleta de informações e produção de monografias até chegar à montagem das apresentações. Neste momento, contam com recursos de áudio e vídeo, proporcionando também um aprendizado de trabalho em equipe.
Para mediar o processo de construção dos trabalhos, trazemos a figura do Tutor do projeto, atualmente exercida pela Coordenadora de Oficinas, Débora Zilberman. Tutoria é um processo que fornece suporte de forma humanizada e personalizada para o estudante, por meio do apoio de um profissional ou estudante experiente. Essa pessoa dedica-se a melhorar a experiência e a qualidade do aprendizado durante todo o processo de desenvolvimento do aluno. O tutor deve estar ciente também das diferenças individuais entre os estudantes, mas ainda assim promover um ambiente de aprendizagem colaborativa – importante não só para o compartilhamento de dúvidas e aprendizados, mas também para a criação de uma identidade de grupo.