O Ensino Fundamental II é uma etapa extremamente importante no processo formativo. É um período no qual nossas crianças se deparam com os desafios da pré-adolescência e puberdade. Os “porquês” se tornam questionamentos mais incisivos e os processos cognitivos ganham corpo. No dia a dia da escola, cálculos matemáticos mais complexos ganham destaque, surgem conceitos cada vez mais abstratos e nossas crianças entram em contato com uma realidade diferente. Por isso, é tão importante o desenvolvimento de projetos que acompanhem todo esse processo, trazendo leveza e, também, diversão para o aprendizado dos nossos alunos.
"Brasil Plural", por exemplo, desenvolvido pelos nossos alunos do 7º ano, foi um projeto que trouxe a riqueza do nosso país. A pluralidade da pesquisa não ficou distante do nome do projeto, afinal o Brasil é um dos países mais ricos em diversidade. Cada grupo ficou responsável por descrever sobre os aspectos geográficos, sociais, políticos, culturais, literários, culinários, dialetos e festas folclóricas de cada região e, através das dimensões continentais e culturais, descobrimos que a nossa identidade brasileira é formada por sermos múltiplos.
Para o enriquecimento do projeto, nossos alunos receberam a visita de um grupo de dança da tradição Gaúcha e montaram uma exposição com objetos que representassem as 5 regiões do país. Além disso, construíram uma colcha de retalhos que mostrou a variedade dos aspectos linguísticos do nosso país: a partir da união de diferentes pedaços de tecido, a colcha é formada e o que eram antes, apenas partes aleatórias de tecidos diferentes, tornam-se um todo, vivo, exuberante e funcional. A partir disso, nossos alunos entenderam que a Língua Portuguesa é, metaforicamente, como uma colcha de retalhos. Ela apresenta diferentes usos, formas, sotaques, variações. E, apesar de "partes" tão diferentes, se unem para formar uma língua viva, orgânica e dinâmica.