Tecnologia, sustentabilidade, corpo e mente saudáveis fazem parte do núcleo de vivências pedagógicas do Fundamental I.
O tema anual “Acesso sem Excesso” começou, no 1° trimestre, como um convite à sensibilização do aluno ao mundo da tecnologia. Cada atividade buscou trazer responsabilidade e reflexão a respeito do equilíbrio na utilização de games, tablets, televisão e outros dispositivos.
Já no 2° trimestre, as dinâmicas trouxeram à tona a importância da valorização da saúde como um dos pontos principais na vida. O objetivo foi engajar os alunos a conhecerem o que é primordial para manter a saúde mental e física, reconhecendo suas limitações, aprimorando os conhecimentos de suas próprias necessidades, além de desenvolver neles a consciência do autocuidado (como na alimentação, prática de atividades físicas e cuidado com o excesso de consumo). Entendemos que as reflexões são importantes para que se tornem adultos saudáveis, com sensibilidade e sabedoria para enfrentar os desafios da vida.
Agora, ao longo do 3° trimestre , daremos continuidade ao projeto abrangendo outros conceitos para além de seus desejos, entendendo como o consumo excessivo causa prejuízos não somente a eles mesmos mas também ao meio ambiente e sociedade.
Para o 1º ano por exemplo, depois de conhecerem a personagem Cecília, que tinha a cabeça quadrada de tanto ficar nos eletrônicos, e Tiago, o menino que cuidava do meio ambiente, chegou a hora de conhecer o Carlinhos, o personagem do livro "No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos...", da autora Ruth Rocha. Carlinhos era uma criança que vivia comendo o dia inteiro. Com o passar do tempo, começou a ficar cansado e sem vontade de nada, e nossos alunos foram provocados a pensar sobre o que fazer para mudar essa condição da personagem. Realizando um trabalho integrado, as nossas nutricionistas e os professores de Educação Física trabalharam com as crianças como cuidar do corpo, buscando a saúde e boa disposição.
Esses e outros projetos você poderá ver em nossa Mostra Pedagógica 2021.