Por conta do cenário instaurado nos últimos tempos, o distanciamento social e o medo da exposição ao novo coronavírus levaram a uma alarmante redução na procura pela vacinação contra demais doenças, como o sarampo, a meningite e a poliomielite. Isto resultou em um grande contingente de crianças em atraso com seus calendários de vacinação. Segundo dados da OMS e UNICEF, 23 milhões de crianças não receberam as vacinas básicas em 2020 – o maior número desde 2009 e 3,7 milhões a mais do que em 2019.
Esse atraso na vacinação gera riscos, completamente evitáveis por vacinas disponíveis. Com o retorno das atividades fora de casa, é fundamental não descuidar e manter a caderneta de vacinação em dia, pois muitas vacinas protegem seu filho de doenças tão perigosas quanto a COVID-19.
Estar com a vacinação em dia é importante para pessoas de todas as idades, mas bebês, crianças e adolescentes requerem cuidado especial, pois são mais suscetíveis a contrair algumas doenças e são os principais agentes de transmissão.
Do nascimento até os dez anos de idade, são 18 as vacinas indicadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), sendo que a maior parte deve ser aplicada até os 5 anos de idade, incluindo as doses de reforço, essenciais para a correta proteção.
Os adolescentes têm um calendário de vacinação específico. A vacina HPV está indicada para meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade. A vacina, que deve ser aplicada o mais cedo possível, vai ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. O calendário de vacinação do adolescente inclui ainda as vacinas Meningocócicas B e ACWY, Tríplice Bacteriana Acelular (difteria, tétano e coqueluche), Febre Amarela, Hepatites A e B, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Catapora, para aqueles que não completaram a vacinação na infância, além da Gripe anualmente.
Manter a vacinação em dia é a forma mais eficaz de proteção contra as doenças infecciosas. Diversas vacinas estão disponíveis na rede pública, gratuitamente, e nas clínicas particulares.
A Kinder, nossa parceira nessa matéria, realiza vacinação em domicílio e nas filiais.
Se você tem dúvidas relacionadas à vacinação da sua família, converse com seu médico ou, para você que é do Liessin, a equipe de enfermagem da Kinder pode orientá-lo.Envie a foto da caderneta de vacinação para enfermeira da Kinder conferir se está atualizada pelo WhatsApp (21)97047-7121.
Confira mais informações sobre vacinas no site da Kinder. www.kinderclinica.com.br