Neste ano de 2021, em parceria com a PJ Library, iniciamos o Projeto Sipurim. A PJ Library é uma organização americana que tem se uma comunidade global cada vez maior, que distribui gratuitamente livros infantojuvenis, de qualidade, com temáticas judaicas. Com livros para crianças do Maternal II até o 3º ano do Fundamental, ao longo do ano, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre temas importantes por meio da literatura judaica.
Dentre esses temas, para as crianças de 2 a 4 anos serão distribuídos quatro livros. O primeiro “Me Desculpa?”, é um livro que conta a história do menino Eli, que enfrenta o desafio de reconhecer seus erros e pedir desculpas a seu irmãozinho Noah. Valores como desculpar-se (slichot), arrependimento e retorno (teshuvá) como também empatia e compaixão (rachamim) são expostos e trabalhados. Serão distribuídos, em setembro, os livros “O homem deu nome a todos os animais”, “Chanuká saltitameach” e “É hora da chalá”.
Para crianças de 5 a 6 anos, começamos com o livro “Boazzz novazzzz”. Este conta sobre como chega o mel nas mesas das famílias, uma vez que a maçã com mel é uma tradição de Rosh Hashaná. Os outros livros para essa faixa etária são “Sonhando alto”, que conta a história do esquilo Júlio, que tem como sonho ser jogador de futebol americano. Para realizar este sonho tão difícil para um animal tão pequeno, Tom, o bode, o orienta a correr atrás de seus objetivos e trabalhar duro para realizá-los. É uma lição extremamente importante sobre o esforço (melachá) e recompensa. Os outros livros do mês são “O shamash que queria chamar atenção” e “O Burro e o jardim.”
Concluindo o trabalho, para os maiores de 7 a 9 anos temos mais quatro livros. “Visitas Misteriosas” conta a história de três convidados misteriosos que aparecem na sucá do generoso Ezra e o abençoam, mas não fazem o mesmo para com o seu irmão Eben, rico e egoísta. É uma história que transmite os valores do Sucot, sobre receber bem os hóspedes (hachnassat orchim/ ushpizim) e também sobre honra e respeito (kavod). Também temos “O portão de Nicanor” e “O maquinista Ari e o incidente de Chanuká”.
O último livro distribuído para as crianças dessa idade é uma importante parábola sobre a responsabilidade mútua, um conceito importante para a formação dos pequenos. “A árvore rara” conta a história de uma árvore especial que cresce em uma aldeia, e cuja folha faz um suco delicioso. Toda semana os moradores tiram dela uma única folha, suficiente para suas necessidades. O livro imagina o que aconteceria se cada um decidisse pegar um pouco mais. Ensinando os valores de não destruir (bal tashchit), causa e consequência e o mais importante paciência (savlaut).
Todos esses livros são extremamente importantes e ricos. Passando valores judaicos com leveza e ludicidade, garantimos que nossos pequenos tenham a oportunidade de introjetar hábitos, visão de mundo e valores universais, não somente do judaísmo.