Em 1972 de 05 a 16 de Junho, houve a primeira conferência mundial do meio ambiente produzida pela ONU, em Estocolmo na Suécia, sendo o primeiro dia da conferência o escolhido para simbolizar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Por que precisamos salientar o 5 de Junho?
Junho é um mês recheado de importantes datas relacionadas ao meio ambiente, mas a ideia do 5 de Junho, especificamente, vem da necessidade de olharmos para o consumo acelerado de produtos e serviços, sendo estes sempre com grande variedade, e devido a eles, quando geramos o descarte, transformamos uma prática individual em um problema coletivo, tal como: acúmulo de lixo, descarte inadequado, atitude inconscientes em relação ao meio ambiente, jogando lixo nos cursos d’água, amplificando ainda mais o problema quando somado a chuvas, ocasionando enchentes e ampliando a contaminação desses dejetos no meio ambiente, sem contar as questões relacionadas ao tempo de decomposição deles na natureza. Um problemão, não é mesmo?
O que podemos fazer?
Pensar nas formas de consumo da água (individualmente e no consumo da sua casa), em como reaproveitar alimentos e objetos que seriam descartados, em reciclar, em recolher e separar de forma adequada todo lixo produzido, em consumir produtos cuja a matéria prima seja mais viável ao meio ambiente, na atenção ao consumo da energia elétrica, utilizar produtos que não agridam a camada de ozônio, promover a educação ambiental. Essas são apenas algumas das atitudes que podemos mudar. O vídeo a seguir nos ajuda a entender sobre a emissão de gases de efeito estufa. Confira!
O Mundo BBKR quer sugerir que você repense seus hábitos e busque por iniciativas que estimulem as mudanças de atitudes e a conscientização e respeito ao meio ambiente. Nossas práticas diárias impactam incisivamente no curso da natureza, logo no curso de nossas próprias vidas. Fique atento!