|
Gente & Gestão |
|
|
A Brasil Brokers acredita e aposta em novos talentos, um dos exemplos disso é o Programa de Estágio |
|
|
|
O Programa de Estágio cuja base Metodológica é a de Aprendizado 70 (Prática) | 20 (Compartilha Conhecimento) |10 (Treinamento Formal), entende que o desenvolvimento dos profissionais contempla 3 níveis combinados de aprendizagem: informal, que representa o aprendizado a partir de resolução de problemas e aplicação de conteúdos; a aprendizagem social, que direciona o desenvolvimento a partir de fóruns, discussões; e, por fim, a aprendizagem formal - cursos, e-learning, programa de formação, respectivamente, contempla experiências práticas, participação e condução de projetos, aprimoramento sobre o conhecimento do negócio, diálogos estratégicos e treinamentos, visa a capacitação para desafios técnicos e comportamentais.
A Gerente de RH, Monique Villas, conta que os 9 estagiários recentemente selecionados, 7 no Rio de Janeiro e 2 em São Paulo, participaram de um processo seletivo bastante estruturado, considerando etapas como triagem curricular, produção de um vídeo-self, testes de raciocínio lógico, dinâmica de grupo, painel sobre um case do mercado imobiliário, no qual foram solicitados a propor uma estratégia de vendas para a Ilha Pura, empreendimento construído para sediar a Vila dos Atletas para as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, e para o grupo de São Paulo o empreendimento Elev Pompéia, o qual os estagiários também foram convidados a propor uma estratégia de vendas. Nesta etapa, gestores de principais áreas corporativas e comerciais participaram ativamente, contribuindo com a avaliação das soluções propostas a partir das competências valorizadas pela organização. Após esse percurso e para concluir o processo seletivo, os estagiários participaram de entrevistas individuais com o RH e Diretores.
Pensando cumprir com parte da Metodologia de Aprendizado, será realizado um job rotation para que eles tenham a possibilidade de conhecer diversas áreas da companhia, considerando sempre seu curso / área de estudo como centro desta etapa de desenvolvimento prático. Além disso, eles poderão contar com um dos gestores de área para serem seus “coachs”, para melhor orientar o desenvolvimento on the job.
“O Programa de Estágio, demonstra o quanto a BBRK se posiciona como uma companhia que valoriza o vínculo com o mundo acadêmico e o conhecimento que os jovens talentos trazem para agregar no dia a dia das áreas. Além disso, o programa tem como objetivo atrair, reter e desenvolver potenciais talentos, visando fortalecer as áreas estratégicas da BBRK,” diz Monique orgulhosa das pessoas selecionadas pelo programa e que compõem as diferentes áreas na Brasil Brokers
O Mundo BBRK entrevistou Juliana Lassance, Estagiária de TI no Rio de Janeiro, confira:
BBRK.: Gostaria que você falasse um pouco sobre como foi o processo no geral e qual a parte você mais gostou de participar.
J. Lassance.: O processo como um todo foi um dos melhores que eu já fiz, pois foi bem dinâmico e desde a primeira etapa até a última, eu me senti bem à vontade e confortável. Todos contribuíram muito para que tudo fluísse da melhor forma, tanto a equipe de RH quanto os gestores, juntamente com os outros candidatos, deixaram o ambiente bem amigável e sem aquela sensação de competição. Isso facilitou muito para que eu conseguisse passar tudo aquilo que eu queria.
BBRK.: Você passou por todas as etapas do programa de estágio com êxito. Pode falar de forma sintética sobre o programa de estágio e sobre a cultura da BBRK?
J. Lassance.: O programa de estágio da BBRK condiz muito com a sua cultura. Trata-se de um programa focado na inovação, buscando sempre o diferencial e tornando os processos mais leves e descontraídos, mas sem perder a seriedade necessária. A BBRK aposta nos jovens como uma forma de oxigenar a empresa, trazendo novas ideais e contribuindo para o crescimento da mesma.
BBRK.: Há um mês você integra o quadro de gente da BBRK, fale-nos sobre como têm sido esse primeiro momento. Qual é o seu maior ganho até o momento?
J. Lassance.: Acredito que o primeiro estágio seja marcante para todo mundo. Nem sempre as pessoas já ingressam no mercado de trabalho na área que gostaria e na empresa que sonha. Mas eu posso dizer, que mesmo sem saber se eu chegaria até aqui, eu já tinha amado a BBRK desde o início. O ambiente amigável e as pessoas que constituem a equipe me motivaram a querer vir fazer parte também. Quando eu participei da dinâmica, eu havia dito que tinha afinidade pelas áreas Comercial e Marketing. Ao vir para a entrevista individual, me perguntaram se eu aceitaria vir para atuar na área de TI, na parte de projetos e website e, na mesma hora, mesmo nunca tendo cogitado essa possibilidade, eu aceitei. Era uma novidade para mim, mas eu queria descobrir o que me esperava e, principalmente, eu queria que fosse aqui. Sem dúvidas, foi a melhor decisão, pois eu estou a cada dia mais encantada com o pessoal da minha equipe, que são sempre solícitos e me acolheram da melhor forma possível, além de estar aprendendo muito com cada um. Não é uma função onde eu obedeço a ordens, eles me dão autonomia para fazer as tarefas do dia a dia e acreditam que eu vou dar conta de cada uma delas. Tem sido uma experiência muito satisfatória e eu espero que seja apenas o início dessa trajetória, junto com a BBRK.
|
|
|
|