|
Acontece...Dentro & Fora da BBRK |
|
|
Fique atendo aos cuidados e a prevenção da doença |
|
|
|
O que é?
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus. Ocorre nas Américas do Sul e Central, além de alguns países da África
Como é transmitida?
É transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres, como o mosquito Aedes Aegypt, o mesmo da dengue, zika e chikungunya, e o mosquito Haemagogus, respectivamente.
Como acontece?
A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes Aegypt no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra.
Como previnir?
Os mosquitos criam-se na água e proliferam-se dentro dos domicílios e suas adjacências. Qualquer recipiente como caixas d'água, latas e pneus contendo água limpa são ambientes ideais para que a fêmea do mosquito ponha seus ovos, de onde nascerão larvas que, após desenvolverem-se na água, se tornarão novos mosquitos. Deve-se evitar o acúmulo de água parada em recipientes destampados.
Para proteção individual, é importante a vacinação, principalmente para aqueles que moram ou vão viajar para zona de mata ou para áreas com indícios da doença.
Como se manifesta?
As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Como diagnosticar?
Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença.
Qual o tratamento?
O tratamento é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. Medicamentos salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que o uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico.
Sobre a vacina
- A vacina precisa de 10 dias para imunizar.
- É importante que toda a população que more na zona da mata se vacine.
- Pessoas que vão viajar para áreas de risco, de ocorrências da doença ou de zona de mata devem se vacinar.
- O melhor é evitar estas áreas, se possível. Todas as pessoas devem se vacinar, inclusive bebês a partir de 9 meses.
- Idosos com mais de 60 anos devem consultar o médico sobre a possibilidade de vacinação.
Quem não deve vacinar?
- Grávidas e mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses
- Doentes com câncer que fazem quimioterapia ou radioterapia
- Pessoas com alergia a ovos ou derivados
- Portadores de HIV ou qualquer doença que atinja o sistema imunológico
- Transplantados
Saiba mais acessando:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/secretario-de-saude-afirma-que-vacina-contra-febre-amarela-aplicada-no-rj-e-em-dose-unica.ghtml
www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/febre-amarela
|
|
|
|